quinta-feira, 15 de maio de 2008

T.P.C. de F.Q. - Espectro Electromagnético

Espectro electromagnético é o intervalo completo da radiação electromagnética, que contém desde as ondas de rádio , as microondas, o infravermelho , a luz visivel, os raios ultravioletas, os raios X, até a radiação gama.

Uma carga em repouso cria à sua volta um campo radial e uniforme que se estende até ao infinito. Se esta carga for acelerada haverá uma variação do campo eléctrico no tempo, que irá induzir um campo magnético também variável no tempo (estes dois campos são perpendiculares entre si). Estes campos em conjunto constituem uma onda electromagnética (a direcção de propagação da onda é perpendicular às direcções de vibração dos campos que a constituem). Uma onda electromagnética propaga-se mesmo no vácuo.

Quando Maxwell comparou a velocidade da luz com a velocidade das outras ondas electromagnéticas, concluiu que a luz visível é constituida por ondas electromagnéticas, em tudo análogas às restantes, com a única diferença na frequência e comprimento de onda.

De acordo com a frequência e comprimento de onda das ondas electromagnéticas pode-se definir um espectro com várias zonas (podendo haver alguma sobreposição entre elas).


Luz não visível (infravermelhos)


 Radiação infravermelha  é uma radiação nao ionizante(As radiações de frequência igual ou menor que a da luz) na porção invisível do espectro electromagnético que está adjacente aos comprimentos de onda longos, ou final vermelho do espectro da luz visível. Ainda que em vertebrados não seja percebida na forma de luz, a radiação IV pode ser percebida como calor, por terminações nervosas especializadas da pele, conhecidas como termorreceptores 

A radiação infravermelha foi descoberta em 1800 por William Herschel, um astrônomo inglês de origem alemã. Hershell colocou um termômetro de mercúrio no espectro obtido por um prisma de cristal com o a finalidade de medir o calor emitido por cada cor. Descobriu que o calor era mais forte ao lado do vermelho do espectro, observando que ali não havia luz. Esta foi a primeira experiência que demonstrou que o calor pode ser captado em forma de imagem, como acontece com a luz visível.



Cão visto com infravermelhos


[Infravermelhos]
Ciclos por segundo: 300 GHz a 400 THz

Comprimento de onda: 1 mm a 700 nm

2 comentários:

TCoelho disse...

Excelente

Jo disse...

Muito bem João!

Fico satisfeita por verificar que os portfolios já estão em pleno "andamento".

Agora é só continuar em frente ...e enriquecê-los cada vez mais. Bom trabalho!