segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Conceitos:

Países Desenvolvidos:
Países onde a industria começou a desenvolver-se há mais tempo, em alguns caso desde os finais do séc. XVIII, e onde, de um modo geral, existem melhores condições de alimentação, saúde e educação.

Países em Desenvolvimento: Países onde a industria começou a desenvolver-se apenas na segunda metade do séc. XX e onde do modo geral, existem mais problemas de alimentação, saúde e educação. Em muitos casos a agricultura ainda ocupa uma parte significativa da população activa.

Crescimento: Aumento do rendimento produzido por um pais ou região.
Desenvolvimento: Melhoria de qualidade da vida da população de ou região.


PIB per capita: Produto interno bruto, por habitante. O PIB é o conjunto de bens e ser viços produzidos num pais ou numa região pelos nacionais e estrangeiros ai residentes. Não considera o valor dos bens e serviços produzidos no estrangeiro pelos nacionais desses pais ou região.

IDH: O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida comparativa de riqueza, alfabetização , educação ,esperança média de vida, natalidade e outros factores.
Esperança Média de Vida: Numero provável de anos que viveria uma criança recém-nascida se os padrões de mortalidade predominantes enquanto o seu nascimento se mantivesse ao longo da sua vida.

Taxa de Alfabetização: Percentagem da população com 15 anos ou mais que pode ler e escrever com compreensão.

Taxa de Escolarização Bruta: Percentagem de estudantes matriculados nos ensinos básicos secundários e superior em relação a populacao com a idade escolar oficial para os três níveis.

ONU: A precursora das Nações Unidas foi a Socidade das Nações (também conhecida como "Liga das Nações"), organização concebida em circunstâncias similares durante a Primeira Guerra Mundial e estabelecida em 1919, em conformidade com o Tratado de Versalhes, "para promover a cooperação internacional e conseguir a paz e a segurança.

RDH: Relatório de desenvolvimento humano.

OCDE: (Organização para cooperação e desenvolvimento económico) - Organização internacional criada em 1961 e conta com 30 países membros.

CEI: (Comunidade de estados independentes) – Organização internacional criada em 1991 e que envolve 11 países que pertencem a antiga união soviética.

OMS: A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem por objetivo desenvolver ao máximo possível o nível de saude de todos os povos. A saúde sendo definida nesse mesmo documento como um « estado de completo bem-estar físico, mental e social e não consistindo somente da ausência de uma doença ou enfermidade.

Taxa de Mortalidade Infantil : Mortalidade infantil consiste no óbito de crianças durante o seu primeiro ano de vida e é a base para calcular a taxa de mortalidade infantil que consiste na mortalidade infantil observada durante um determinado período de tempo, normalmente um ano, referida ao número de nascidos vivos do mesmo período.

Fome: Em sentido restricto e o nome dado a sensação fisiológica que o nosso corpo tem quando necessidades de alimentos em sentido amputo refere-se a subnutrição.

Subnutrição:estado de carência nutricional que resulta principalmente da ingestão insuficiente alimento devido a uma dieta pobre.

Obesidade: doença caracterizada pela excessiva acumulação de gordura no corpo
Sobrenutrição: estado de desequilíbrio nutricional que resulta da ingestão excessiva de alimentos ou de vitaminas ou outros suplementos.

5 comentários:

Profª Assunção Roque disse...

João Carlos:
O glossário está completo. Só existem erros ortográficos, palavras erradas (exº: necessidades em vez de necessitamos) e falta de acentos e pontuação.

O único conceito que está incompleto é de PIB/capita, uma vez que apenas definiste PIB esquecendo que para ser por habitante deveria ser referido que era uma média do PIB por habitante num país ou região.

Foi um bom começo, Professora Assunção Roque

Profª Assunção Roque disse...

João Carlos:
O glossário está completo mas atenção à pontuação, ortografia, acentuação e uso de palavras que quando corrigidas pelos dicionário do computador passam a não fazer sentido.
Só existe um conceito incompleto: PIB/capita, uma vez que a definição é apenas de PIB sem considerar a média do mesmo por habitante. Só assim é o PIB/capita.

Foi um bom começo, Professora Assunção Roque
P.S: - na aula de 6ª feira, posso mostrar todos os pequenissimos erros do trabalho.

Xphia disse...

Reforço o comentário já publicado no fórum da plataforma:
Não havia necessidade de fazeres duas publicações do mesmo trabalho.
Estando a primeira incompleta, reeditavas (se não sabes como pergunta em AP ou TIC) e completavas o que estava em falta.

Quanto a esta 2ªpostagem não tiveste qualquer cuidado com o aspecto gráfico: Utilizas de forma arbitrária letras de tamanhos e cores diferentes. São pormenores que não deves descurar pois prejudicam a qualidade do trabalho e o tempo que investiste nesta tarefa.
Mais atenção da próxima vez!

Vamos a continuar!

Anónimo disse...

Olá João!
Acho que o trabalho está bom... Mas reparei que os primeiros títulos dos conceitos estavam a laranja e os últimos já estavam a preto. Reparei também que tinhas um conceito que estava todo a negrito. O que é que se passou???
Beijos

Joaninha V. portefolio disse...

Ola!
Gostei do teu glossário, boas imagens! Podias ser mais organizado!
parabéns continua!