segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Desde pequeno que o Sr. Gil, queria ganhar uma taça de vencedor na vida.

Sempre que ouvia na rádio os relatos de todos os jogos, ele imaginava-se a ter uma taça na mão e agradecer ao público o apoio que lhe deram.

 

Num certo dia, o Sr. Gil sentiu-se mal, doía-lhe constantemente a parte trás da cabeça, e mandaram-lhe fazer um exame, um TAC, mais precisamente...

 

E foi-lhe diagnosticado um tumor no cérebro. O Sr. Gil  via a sua vida a passar-lhe a frente dos olhos, quando ouviu o que o médico lhe disse, o Sr. Gil já era viúvo, e não tinha família, por isso ninguém se preocupava com ele, o Sr. Gil ficou preocupado, não pelo o seu estado de saúde ou doença, mas sim por não ter ganho uma taça na vida...

 

A cada dia que passava, a cabeça do Sr. Gil doía-lhe mais, e mais, e mais, e ele começou a pensar, como poderia ganhar uma taça na sua vida inteira, desde pequeno que o Sr. Gil não tinha jeito para os desportos nem para os estudos, e não lhe estava a ocorrer nada na cabeça dele... Ele foi sair de casa, muito pensativo, muito pensativo, até que quando ia a subir uma rua, ouviu uma mulher e um bebé a chorarem! O Sr. Gil olhou e reparou que o carro do bebé ia a descer da rua mas sem apoio, e a mãe desesperada atrás do carro, o instinto do Sr. Gil foi pôr-se a frente do carro do bebe e conseguiu parar, a mulher chorou de alegria no ombro do Sr. Gil a agradecer-lhe para o resto da vida, mas o Sr. Gil só pensava em conseguir ganhar uma taça, o Sr. Gil despediu-se da mulher, mas ela pergunta-lhe:

 

- O que posso fazer para o compensar?

 

Mas o Sr. Gil não a ouviu...

 

O Sr. Gil estava desesperado, pois sabia que já não tinha muito tempo de vida, e não estava a conseguir ganhar uma taça, os dias passavam e nada lhe ocorria...

 

Passado uma semana, chega-lhe uma carta do presidente de Freguesia, a pedir-lhe para se dirigir ao escritório do mesmo. O Sr. Gil ficou intrigado, pois sabia que nao tinha feito nada de mal. Ele dirigiu-se ao escritório, e o homem com uma cara muito séria, pediu-lhe que o acompanhasse, no meio da freguesia, pediu ao Sr. Gil para fechar os olhos. O Sr. Gil não achou muito normal, mas não tinha nada a perder, e então fechou-os. O Presidente pediu-lhe para subir duas escadas e que segurasse num objecto.

O Sr. Gil ficou muito intrigado com o que se estava a suceder, e começou a ouvir passos, e ainda mais intrigado ficou!

 

Quando o Presidente disse-lhe para tirar a venda, começou-se a ouvir as pessoas a gritarem o nome do Sr. Gil, e a dizerem que ele era o maior!

Ele não se apercebeu bem, do que se estava a suceder, mas quando olhou para as mãos dele, e para os pés, reparou que tinha uma taça na mão, e que estava em cima de um pódio, mas ele não sabia o que ganhou! Ele começou a festejar também, mas não sabia qual era o motivo, já mais para o meio da Festa, ele perguntou ao Presidente, o quê que ele fez para receber aquilo tudo, e o Presidente respondeu-lhe de uma forma intrigante:

 

- Tudo, tudo o que fez para ajudar a sociedade!

 

O Sr. Gil ficou confuso mas, passado 5 segundos, aparece-lhe a mulher de quem o Sr. Gil salvou o bebé, e ela disse:  

 

Obrigado por tudo.

 

E então no mesmo tempo, o Sr. Gil sorriu-lhe, e caiu para trás.

 

O Sr. Gil morreu, mas morreu com um sorriso na cara, de ter ganho algo em especial, que muitos não são capazes de ganhar, honra, e respeito por todos os cidadãos!

 

As taças ou os itens, não se ganham só por correr, ou por saltar, ou por fazer piruetas no ar...

 

Basta, ser-se útil para o próximo, que já ganhamos uma taça.

1 comentário:

Pedro_Nunes_no_Mundo disse...

Apesar de umas falhazitas aqui e ali, conseguiste mais uma vez.

Um texto original, com interesse e um fundamento.

Continuemos...